Peso Ideal → O Que é? Como Saber o Seu? (VEJA AQUI!)

Peso Ideal → O Que é? Como Saber o Seu? (VEJA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem está falando novamente.

No artigo de hoje, vou falar sobre um tema polêmico e um pouco controverso que gera uma série de questionamentos: o peso ideal.

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Afinal, O que é?
O peso ideal é na verdade algo complicado de ser definido, por isso, sempre causa dúvidas e questionamentos.

Esse indicador está diretamente relacionado com fatores individuais de cada pessoa, como:

Sexo;
Idade;
Estatura;
Constituição física.
Características físicas, fatores hereditários, condições genéticas, nível de atividade física, profissão e estilo de vida, tudo isso influencia diretamente o peso ideal de uma pessoa. Como cada indivíduo é único, seu peso ideal também será.

Por conta dessa complicação de informação, é muito comum que todos queiram traduzir esse indicativo em números precisos. Afinal, peso ideal é sinônimo de saúde.

Variáveis do organismo humano
idade Embora o ser humano pareça semelhante no aspecto físico, há muitas variáveis escondidas entre dois organismos. A seguir falarei um pouco das variações que julgo serem as mais importantes e mostrarei como elas influenciam diretamente nesse cálculo.

Idade
A idade é uma variável muito importante para se obter um peso ideal. O peso de uma pessoa aumenta de forma gradativa e constante durante a primeira fase de vida. A massa total de uma pessoa se estabiliza por volta dos 20 anos de idade.

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Sexo
Outra variável fundamental para se determinar o peso ideal de uma pessoa é seu sexo. As variações fisiológicas entre os organismos masculino e feminino são muito grandes.

De modo comum, homens tendem a serem mais pesados do que mulheres. Isso ocorre pelo simples fato, de seus ossos e músculos serem mais desenvolvidos que os das mulheres.

Além disso, o gasto energético basal dos homens, também é mais elevado do que o das mulheres, necessitando assim, maior consumo calórico, para manutenção de peso e consequentemente saúde.

Usando o IMC para calcular o Peso Ideal
Uma maneira muito prática de se calcular o peso ideal é através da fórmula de IMC.

O IMC é o índice de massa corporal (ou corpórea) e é expressado em kg por metros quadrados.

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Os valores de IMC são:

tabela imc

Valor inferior a 18,5 kg/m² – desnutrição ou baixo peso;
Valor entre 18,5 e 25 kg/m² – saudável, peso ideal;
Valor entre 25,1 e 30 kg/m² – sobrepeso;
Valor entre 30,1 e 35 kg/m² – obesidade grau I;
Valor entre 35,1 e 40 kg/m² – obesidade grau II.
Mas Dr. Rocha, como faço para calcular meu IMC e saber se estou dentro do peso ideal?

A fórmula para se obter o IMC envolve um cálculo extremamente simples. É necessário que o peso da pessoa seja dividido por sua altura ao quadrado. Vou mostrar um exemplo prático.

Maria tem 30 anos, pesa 68 kg e possui 1,70m de altura.

Usamos então a equação:

68 dividido por 2,89 (altura x altura –> 1,70 x 1,70). O resultado é 23,5 kg/m².

Portanto, Maria, que utilizamos para servir de exemplo, está dentro da faixa saudável, com um peso considerado ideal.

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Composição Corporal também é uma Alternativa
avaliação física Outra alternativa para definição de peso ideal é uma avaliação física para determinação de composição corporal.

Alguns profissionais da saúde, como nutricionistas e médicos, afirmam que o IMC leva em conta somente peso e altura e não avalia quantidades de músculo, gordura corporal, água e ossos.

Em um processo de composição corporal é possível analisar de modo quantificado os fatores que acabei de citar.

Por meio de uma análise de composição corporal, é possível estabelecer se gordura corporal e massa magra estão dentro dos percentuais de normalidade de acordo com sexo e idade, por exemplo. Mas não é possível determinar um peso ideal.

Como Alcançar?
Para alcançar um peso ideal e possível que uma pessoa precise ganhar ou perder peso. Em ambos os casos uma alimentação saudável é de grande ajuda. Vou mostrar a seguir, como você deve proceder para alcançar um peso ideal.

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Ganhando Peso para Alcançar o Peso Correto
Se o IMC de uma pessoa está abaixo de 18,5kg/m² existe a necessidade fisiológica de ganho de peso. No entanto, afirmo algo de suma importância: ganhar peso não significa ganhar gordura.

Alimentar-se de modo estratégico e correto, aliado a prática de atividades físicas específicas, como pilates e musculação, por exemplo, é capaz de fazer com que uma pessoa ganhe massa muscular, aumentando assim, o seu peso, mas sem causar aumento de gordura corporal.

Uma alimentação estratégica para ganho de peso preconiza:

Ingestão de alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico – como ovos, queijos, carnes e peixes;
Gorduras de qualidade como azeite de oliva, manteiga, banha de porco, abacate, sementes oleaginosas;
Vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve, rúcula, brócolis, cheiro verde e afins.
Uma alimentação para aumentar o peso com a finalidade de se alcançar o peso certo precisa ser feita por um profissional apto para isso.

Perdendo Peso para Alcançar o Peso
doces Quem está com IMC acima de 25 kg/m² precisa perder peso para conseguir alcançar um peso que seja considerado ideal.

Tanto para ganhar, quanto para perder peso, é importante que haja uma união de alimentação estratégica e prática de atividades físicas.

No caso da diminuição de peso, as atividades aeróbicas como por exemplo, bicicleta ergometrica, são as mais indicadas, uma vez que recrutam diretamente o excesso de gordura corporal como fonte de energia.

Para perder peso e alcançar o peso é necessário:

Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como massas, bolos, pães e principalmente doces;
Ingerir alimentos ricos em proteínas, pois garante manutenção tecidual e promovem saciedade;
Consumir gorduras de qualidade para que também sejam utilizadas como fonte de energia;
Preconizar a ingestão de vegetais verdes folhosos, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, hipocalóricos e promovem saciedade.
Se você quer chegar ao peso e precisa ganhar ou perder peso, a alimentação estratégica é a melhor saída para você alcançar seus objetivos de maneira saudável e segura.

E você? Já fez o cálculo? Deixe um comentário me dizendo se você está abaixo, acima ou então dentro da faixa de peso ideal. Sua participação é muito importante.

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